top of page

Vereadores participam do lançamento da maratona ‘Manaus Visão Hack – Experience’

  • Foto do escritor: capitaldaamazoniac
    capitaldaamazoniac
  • 17 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

O primeiro vice-secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bessa (Solidariedade) e o vereador Marcelo Serafim (PSB), participaram do lançamento da maratona ‘Manaus Visão Hack – Experience’, na noite desta quarta-feira (16/9). O evento foi realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, no Casarão da Inovação, Centro Histórico.

De acordo com o secretário da Semtepi, Radyr Júnior, a 2° edição da maratona será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, sob o formato de hackathon. Ele ainda destacou, que o objetivo da maratona é reunir programadores, desenvolvedores de softwares, designers, empreendedores, dentre outros profissionais de tecnologia interessados em prospectar soluções inovadoras e sustentáveis, para áreas estratégicas da administração pública municipal da capital, a fim de otimizar os serviços prestados à população.

“É muito gratificante poder proporcionar essa integração entre o poder público e a população. A Semtepi, além de promover esses eventos, garante parcerias, que mais à frente darão resultados, que podem ser vistos por meio de cursos, palestras e demais oportunidades ligadas à inovação, tecnologia, empreendedorismo, conforme a orientação do prefeito David Almeida”, ressalta Radyr Júnior.

O diretor financeiro do Instituto Visão Amazônica, Erandir Júnior, destacou a importância das parcerias entre prefeitura e a Câmara Municipal de Manaus, por meio do vereador Bessa. “Quero parabenizar o prefeito da cidade de Manaus, David Almeida, e também o meu amigo, vereador Bessa que teve a sensibilidade e propôs e nós aceitamos o desafio de realizar o evento de hoje. Este já o segundo evento que nós estamos realizando”, disse.

Já, o vereador Bessa reforçou a importância da Prefeitura, em colocar em execução emendas parlamentares direcionadas que destinadas para a qualificação profissional e empreendedora na cidade de Manaus. “Fico feliz em poder ajudar, na melhoria de nossa cidade, principalmente com ideias inovadoras voltadas para busca de soluções tecnológicas de mobilidade urbana, que assim aprovadas, deverão ser implantadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU)”, enfatizou.

Por fim, o vereador Marcelo Serafim reforçou que ações como essas tem somente um intuito, o de buscar soluções tecnológicas de mobilidade urbana para a capital amazonense. “Uma importante maratona que vai beneficiar e trazer soluções para cidade de Manaus”, salienta.

Inscrições

Durante o evento também foi divulgada a abertura das inscrições para preenchimento de cem vagas gratuitas em curso, sendo 25 para Gestão de Propriedade Intelectual, 25 em Blockchain, 25 de Automação e 25 destinadas à Design de Interface Mobile.

As inscrições iniciam às 19h da próxima segunda-feira, 20, e seguem até as 23h de 10/11 e poderá ser realizada por meio do endereço eletrônico www.institutovisaoamazonica.org/. O evento obedecerá a todas as recomendações sanitárias de combate à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além do distanciamento entre os participantes.

Hackathon

O termo hackathon é conhecido no universo da tecnologia como a junção das palavras em inglês hack (programar bem) e marathon (maratona). O evento tem duração média de 48 horas e ocorre, em geral, nos fins de semana (sexta-feira, sábado e domingo), sem interrupção. Nesse período, os participantes devem pensar e desenvolver uma solução, que possa atrelar tecnologia, como aplicativos, softwares ou hardwares, aos critérios estabelecidos pelos organizadores do evento.

Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM

Foto: Altermar Alcântara – Semcom



コメント


bottom of page